quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Para onde vai a educação?


Ao promover a edição brasileira do mais recente livro de Jean Piaget, Para Onde Vai a Educação?, pretendemos proporcionar aos nossos estudiosos da educação a síntese do pensamento pedagógico do sábio professor das Universidade de Genebra e Paris. A parte inicial do livro, escrita em 1971, nos dá uma visão do ensino de hoje, particularmente o das ciências, e indica as fórmulas para o seu desdobramento futuro - tremenda incógnita que desafia homens de pensamento e homens de ação.

Biologia e conhecimento


Piaget vai Buscar no Organismo os Fundamentos Epistemologicos de Todos os Fenomenos Psicologicos, Sociologicos, e Culturais, Provando que nao e Mais Possivel Estudar as Ciencias Humanas sem uma Solida Base Biologica.

As Formas Elementares da Dialética


Neste livro, Piaget apresenta onze experimentos - a maioria deles utilizando jogos de regras - por intermédio dos quais sintetiza sua dupla visão da dialética: como formas de interdependência e como mecanismo inferencial dos processos de equilibração ou de desenvolvimento. As formas de interdependência (oito ao todo) caracterizam uma qualidade - construtiva ou relacional - de interação. Construtiva porque solicita coordenação de pontos de vista, isto é, consideração mútua das possibilidades e necessidades em um sistema. Não é assim em um jogo de regras? Há de se valorizar as jogadas efetivas do adversário, a posição de suas peças, a suposta intenção de suas tomadas de decisão. Simultaneamente, há de se ponderar as próprias jogadas, as diferentes possibilidades de realizá-las e suas implicações em função dos objetivos buscados (atacar, defender, ganhar, etc).

Psicologia e Pedagogia


Tudo o que julgamos saber sobre a inteligência, sua origem, gênese, fases diferentes do desenvolvimento, Jean Piaget focaliza num trabalho que é o resultado de 40 anos de pesquisas. Em "Psicologia e Pedagogia", o Autor estuda o problema dos novos métodos psicológicos aplicados à Pedagogia. Jean Piaget, ao mesmo tempo em que demonstra as falhas da Pedagogia tradicional, excessivamente empírica, e retraça a história das tentativas mais importantes que vêm sendo feitas neste campo há mais de meio século, dá uma resposta pessoal - e que certamente causará grande impacto - à permanente crise do ensino.

Da Lógica da Criança à Lógica do Adolescente


O duplo título da obra não corresponde simplesmente a um novo modo de colaboração entre os autores ou a um desejo de distinguir as respectivas contribuições à obra comum - refere-se, isto sim, à dualidade das tarefas a que se propuseram.

A Psicologia da Criança


A Psicologia da Criança estuda o desenvolvimento mental ou, o que vem a dar no mesmo, o desenvolvimento das condutas (isto é, dos comportamentos, incluindo a consciência) até a fase de transição constituída pela adolescência, que marca a inserção do indivíduo na sociedade adulta.

Seis Estudos de Psicologia


As pesquisas psicológicas de Jean Piaget visam não somente a conhecer a própria criança e a aperfeiçoar os métodos pedagógicos e educativos, mas também a compreender o homem. Este livro, composto de artigos e conferências do mestre genebrino, propõe-se a ser uma introdução à obra de Piaget. Na primeira parte apresenta a síntese das descobertas de Piaget no campo da Psicologia da criança, demonstrando como se verifica o seu desenvolvimento mental. Na segunda parte são abordados problemas centrais do pensamento, da linguagem e da afetividade na criança, através de numerosos exemplos e estudos de casos. Obra indicada para professores, psicólogos, pedagogos e demais profissionais da área de educação.

Juizo Moral na Criança


Obra pioneira de um dos maiores pensadores do século. A partir de entrevistas com crianças, o autor analisa as regras do jogo social e a formação das representações infantis: os deveres morais e as idéias sobre mentira e justiça entre outras. Fundamentalmente para psicólogos e educadores.




Nascimento da Inteligência na Criança


Neste livro, Jean Piaget estuda a formação dos esquemas sensório-motores e o mecanismo de assimilação mental, a partir da descoberta da existência de uma continuidade entre o sensório-motor e o representativo, afirmando e demonstrando que tudo o que o sensório-motor constrói é reconstituído pela sua representação nascente, antes de superar oa limites que lhe servem de infra-estrutura.

Epistemologia Genética


Piaget, em sua teoria, nos mostra como acontece o desenvolvimento cognitivo, ou seja, o desenvolvimento do pensamento na criança. Descreve desde os estágios iniciais até a formalização do conhecimento, na adolescência

Abstração Reflexionante: Relações lógico-aritméticas e ordem das relações espaciais

Se a ''Teoria da Equilibração'' (l967) é um poderoso instrumento de explicação da gênese e do desenvolvimento do conhecimento sob o ponto de vista das trocas do organismo com o meio, a teoria da ''Abstração Reflexionante'' (l977) busca essa explicação ao nível das trocas simbólicas, subsumindo a teoria da equilibração. O teor explicativo desta é, pois, potencializado. Como tal, a teoria da abstração abre caminho para fundamentar, possivelmente, a mais avançada teoria de aprendizagem humana.

A Representação do Mundo na Criança


"O problema cujo estudo nos propomos a fazer é um dos mais importantes, porém, um dos mais difíceis da psicologia da criança: quais são as representações do mundo criadas espontaneamente pelas crianças ao longo dos diferentes estágios de seu desenvolvimento intelectual? (...) Quais os planos de realidade em que se move esse pensamento? Em outras palavras, tem a criança, como nós, a crença num mundo real, e distingue ela essa crença das diversas ficções de sua brincadeira ou de sua imaginação?" Nascido de vários anos de pesquisa clínica e teórica, "A representação do Mundo na Criança" estuda a maneira pela qual a criança distingue o mundo exterior de um mundo interno ou subjetivo, e que corte ela estabelece entre o eu e a realidade subjetiva.

A Linguagem e o Pensamento da Criança


Este livro trata dos planos da subjetividade - dos desejos, brinquedos, dos caprichos dos primeiros anos da criança - e do plano da objetividade - da linguagem, dos conceitos lógicos, da realidade, edificado pouco a pouco pelo meio social - na formação do espírito da criança

A Formação do Símbolo na Criança


Um livro de central significação na obra psicológica de Jean Piaget: aqui, como em nenhum outro lugar, a comunicação infantil é estudada em paridade com as suas grandes realidade espontâneas; os dados da afirmação da personalidade infantil se liberam de todas as peias e caminham livremente em busca de satisfação e sentido. A imaginação é o reino próprio da infância seu universo está povoado de uma liberdade que o adulto rotula para poder compreendê-lo, mas que, na verdade, tem um sentido biológico de equilíbrio vital. A gênese do universo infantil está muito próxima ao mistério das coisas vivas mas o seu mecanismo, tal como o estuda e o analisa Piaget, é uma das fontes mais profundas e mais convincentes das qualidades e defeitos que, mais tarde, explodem no mundo dos adultos. Piaget não se satisfaz com as explicações cumulativas ou mecânicas, tão-somente: o poder de simbolizar, que é das faculdades mais notáveis do homem, na criança tem função transitória. Sua formação é o objetivo deste livro que, à medida que desdobra as suas intuições e constatações, amplia-se para uma dimensão de obra única e insubstituível.

A Equilibração das Estruturas Cognitivas


O estudo trata das dificuldades de comunicação entre profissionais de saúde e pacientes pediátricos em situação de hospitalização. Considerando que uma comunicação efetiva implica o reconhecimento mútuo, buscamos o ponto de vista tanto dos pacientes e seus familiares quanto dos profissionais, para entender como se dá a comunicação entre um e outro e como se estabelecem as relações entre ambos. Dado o problema da pesquisa, a metodologia é qualitativa e o método, o estudo de caso. O trabalho de campo foi desenvolvido em um hospital público universitário na cidade de São Paulo. Foram selecionadas para estudo duas crianças em idade escolar e que permanecessem internadas por um período maior do que uma semana. Foi feito um acompanhamento sistemático de cada uma das crianças, por meio da técnica de observação, e foram entrevistados seus acompanhantes e os profissionais envolvidos em seu cuidado e tratamento, englobando parte significativa do universo de comunicação interpessoal da criança hospitalizada. Verificamos que a comunicação se estabelece preferencialmente entre o profissional e o acompanhante, em função da criança, mas nem sempre com a participação desta, deixando a criança em um plano secundário no campo das relações.

A Epistemologia Genética


O objetivo deste livro é destacar as tendências gerais da epistemologia genética e expor os principais fatos que a justificam. Trata-se da exposição de uma epistemologia que é naturalista sem ser positivista, que coloca em evidência a atividade do sujeito sem ser idealista, procurando equacionar e discutir suficientemente os principais problemas da epistemologia genética.

A Epistemologia Genética e a Pesquisa Psicológica


Este livro pretende reunir o imprescindível para entender a teoria de Jean Piaget. Seus cinco capítulos têm títulos que sugerem, sem ambigüidades, os conteúdos respectivos:

1) O conhecimento como resultado da interação entre o organismo e o meio.
2) O conceito de estrutura.
3) Uma estrutura como condição de todo conhecimento possível - conhecimento científico e saber popular.
4) O processo de cognição - casualidade, operação e implicação.
5) O lugar da linguagem na teoria de Piaget.
São aqui examinadas algumas questões hoje muito debatidas como a do déficit cognitivo ou da "diferença" relativa entre a inteligência da criança de baixa renda em confronto com as demais. Estamos certos de que o livro será de grande utilidade para estudiosos de Filosofia, Psicologia, Educação e áreas afins.

A Construção do Real na Criança



Descrição de cada uma das etapas do desenvolvimento da racionalidade da criança (de 0 a 2 anos) e de sua capacidade de produzir conhecimentos para chegar à apreensão e interpretação do universo real.